O grupo de protetores de animais de Redenção (Redencenses Protetores) emitiu uma nota de esclarecimento e repudio contra a ação da secretaria de saúde do município de Pau Darco.
O atual Secretario de Saúde do município de Pau Darco decidiu tomar uma atitude drástica e fora de qualquer padrão, EUTANASIAR todo e qualquer cão que der positivo para calazar. Tomando noticia disto o grupo emitiu a nota, leia na integra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO!!
"Não se pega leishmaniose de cães e outros animais, apenas pela picada do inseto que estiver infectado."
Quando você se torna um protetor de alguma causa você estuda, se aprofunda na área para poder saber mais, para poder salvar mais vidas.
Nós Protetores de Animais lutamos pela vida daqueles que não tem quem os defenda, lutamos contra qualquer ato que agrida, ceife a vida deles. Nossa luta é diária e constante, e a cada dia mais difícil.
Quando pensamos que estamos caminhando para uma sociedade mais evoluída, mais humana, nos deparamos com situações que nos exigem forças, serenidade e muito mais amor pelos animais.
Nossa região esta em estado de calamidade publica, uma infestação de dengue, zika, leishmaniose e etc, ate o momento não vimos as prefeituras tomarem atitudes certeiras para combater a crise que tomou conta.
É triste vermos que a nossa sociedade não se da conta que todos os mosquitos transmissores destas doenças precisam de logadouros para se procriarem, que suas casas e quintais precisam de dedetização, de higienização, pois é o que se espera de um ambiente para moradia.
Hoje nossa maior luta é mudar a visão de que o cão NÃO é transmissor do Calazar.
Sabemos que há tratamento para a doença, e o animal não transmite para outro quando tratado, com probabilidade ínfima para humanos se devidamente medicado e com coleira apropriada.
O Transmissor mesmo é o mosquito palha que se reproduz nas mesmas condições do mosquito aedes aegypti.
A leishmaniose tem vários mitos, o maior deles é colocar os cães infectados como os grandes ou, muitas vezes, os únicos responsáveis pela disseminação da doença.
A leishmaniose tem vários mitos, o maior deles é colocar os cães infectados como os grandes ou, muitas vezes, os únicos responsáveis pela disseminação da doença.
O cão é apenas mais um hospedeiro da leishmaniose visceral. É também o mais estudado e injustiçado, já que mesmo que todos os cães do mundo deixassem de existir, a leishmaniose visceral continuaria a crescer, como inclusive ocorre nas cidades onde há matança indiscriminada de cães como “forma de combate à doença”.
Pois bem, o que se espera daqueles que lidam diariamente com a saúde pública é que no minimo busquem conhecimento e aprendam a manusear os meios que possuem de forma a ajudar a comunidade e respeitar os direitos constituídos.
Matar cães nunca fui e nunca será a solução para a EPIDEMIA DO CALAZAR! Uma vez que se tira o animal do ambiente mas se deixa o transmissor, tal seja, O MOSQUITO! O que adianta matar cães? Pura ignorância!
Recentemente a Câmara dos Deputados em Brasilia aprovou projeto de lei que visa EXTINGUIR a matança de cães em centros de zoonoses. Uma vez que a leishmaniose já possui tratamento aprovado no Brasil e mais ainda em virtude de que inúmeras estudos e decisões judiciais comprovaram que a EUTANÁSIA não é a solução para o controle do Calazar. Pois o vilão é o mosquito.
"NÓS DA ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS REDENCENSES PROTETORES REPUDIAMOS QUALQUER AÇÃO QUE CEIFE A VIDA DE QUALQUER ANIMAL DE FORMA INJUSTIFICADA E ARCAICA, COMO NO CASO DO CALAZAR.
FOMOS INFORMADOS E TIVEMOS ACESSO A REPORTAGEM EM JORNAIS LOCAIS QUE A GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PAU D'ARCO-PA TOMOU UM ATITUDE TOTALMENTE CONTRA TODOS OS PADRÕES RECOMENDÁVEIS ATUAIS E LEGAIS PARA TENTAR ERRADICAR O CALAZAR NAQUELE MUNICÍPIO, ADOTANDO A EUTANÁSIA EM MASSA DE CÃES, COM BASE UNICA E EXCLUSIVAMENTE EM UM TESTE RÁPIDO QUE NÃO É ESPECIFICO E QUE PODE DAR UM FALSO POSITIVO, MATANDO ASSIM ANIMAIS SADIOS!!!!
UMA ATITUDE SEM CABIMENTO E CRIMINOSA!
NÓS REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE ESTA ATITUDE ERRONIA, POIS VAI CONTRA TUDO QUE LUTAMOS E CONTRA TODOS OS CONCEITO DE HUMANIDADE E AMOR E CONTRA A JURISPRUDÊNCIA ATUAL E IREMOS BUSCAR OS MEIOS JUDICIAIS PARA COIBIR TAL BIOCÍDIO.
A PREFEITURA PECA EM TODOS OS ASPECTOS.
PRIMEIRO COMO JÁ DISSEMOS A DOENÇA NÃO E TRANSMITIDA PELO CÃO, SEGUNDO O TESTE USADO PELA PREFEITURA NÃO DETECTA EM ESPECIFICO A DOENÇA E SIM QUALQUER INFECÇÃO QUE O ANIMAL TIVER.
E APÓS EUTANASIAR ESTES ANIMAIS O QUE FARÃO COM O MOSQUITO? COM A SUJIDADE NAS CASA?
"MATANÇA DESENFREADA E DESUMANA."
"E QUE DEUS NOS GUIE E DÊ FORÇA E ANIMO PARA CONTINUAR NOSSA LUTA POR TODOS OS ANIMAIS."
Comentários
Postar um comentário