“Cores abertas” e “cores fechadas”, já mencionei esses dois termos aqui anteriormente, que também podem ser tratados como tons abertos e tons fechados, mas tenho certeza que muita gente não tem ideia de como identificar as matizes corretamente.
Não há nenhuma mágica ou técnica secreta para tanto, basta lembrar que as cores abertas são sempre claras (iluminadas) abrangendo cítricos, tons pastel e semelhantes, já as cores fechadas são escuras e sóbrias, incluindo o marinho, preto, cinza, uva, verde oliva, marrom, entre outros.
Cores abertas e seu uso
As cores abertas são muito usadas no calor e tem um visual mais leve e alegre, geralmente remetendo momentos de lazer, mesmo que você não esteja vestido para nenhuma atividade deste tipo, também são mais apreciadas em atividades diurnas, pois a luz abundante dá destaque a elas.
…….
Cores fechadas e seu uso
As cores fechadas são ideais para ambiente de trabalho onde é exigido ao menos um traje razoavelmente formal e sério, passando uma imagem mais profissional e centrada de quem o usa. O inverno também combina mais com esse tipo de matiz, ou seja, quem procura roupas para o frio pode investir em malhas e casacos em tons de marrom, uva, burgundy, cinza e azul escuro, por exemplo. Outra ocasião que pede tons fechados são os eventos noturnos, sobretudo quando falamos em trajes para eventos como casamentos ou formaturas, os costumes grafite, marinho e preto são os mais comuns nesses casos.
Importante:
Não confunda cores abertas com cores quentes, cores quentes são formadas por cores formadas a partir da mistura de vermelho e amarelo, na maioria das vezes, mas o azul celeste é uma cor fria e aberta, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário