A moda é realmente curiosa, ao mesmo tempo que assistimos recentemente a chegada dossmartwatches com dezenas de funções e capacidade de processamento maior do que muitos supercomputadores dos anos 90, também vimos os relógios digitais com estilo retrô voltarem aos pulsos de homens e mulheres, e não estou falando dos saudosistas, são os fashionistas que se renderam aos acessórios cuja tecnologia foi inventada nos anos 70 pela empresa americana Hamilton.
É interessante notar que mesmo na Suíça os relógios digitais criaram furor na ocasião de seu lançamento, dominando praticamente toda a década de 70 e início dos anos 80 por simbolizarem um marco da tecnologia da época, e o melhor, que podia ser adquirida por qualquer um, pois o relógio sempre teve um preço acessível.
Na metade dos anos 80 o jogo começou a virar, as pessoas pareciam não querer mais as informações mastigadas, aos poucos ter um relógio analógico voltou a ser algo desejável, principalmente depois da Swatch mostrar que o acessório podia ser colorido, divertido e colecionável, juntamente com modelos que trocavam pulseira da Champion e os “anadigi” que misturavam as duas tecnologias, oferendo um mundo de informações. De repente os relógios digitais soaram muito nerds com suas calculadoras cheias de botões minúsculos e design que pouco mudava de uma modelo para o outro, logo ele perderia todo o status de novidade tecnológica para se tornar algo barato e ultrapassado.
Como esse mundo dá muitas voltas, algum hipster deve ter encontrado um Casio de 1984 funcionando no fundo da gaveta de quinquilharias da família e resolveu colocá-lo no pulso, pois era mais fácil do que andar com uma máquina de escrever por aí para pagar de diferentão, alguém viu e resolveu imitar o trendsetter, resultando em um onda de relógios digitais que já dura umas 5 estações.
No Brasil os modelos mais procurado são justamente da Casio, mas a Timex também trouxe para cá alguns modelos interessantes, que mantém a cara de acessório oitentista, veja abaixo:
Relógio Digital Timex Heritage Dourado
Pulseira de aço inox, caixa de resina, resistente a água (3 ATM), calendário, cronógrafo e night light.
…….
Relógio Digital Timex Heritage Prata – Pulseira Jeans Preta
Caixa de metal, pulseira de jeans com fecho tipo fivela, resistente até a água (até 3 ATM), Calendário, Cronógrafo e Night Light.
…….
Relógio Digital Casio Vintage – B640wd-1avdf
Cronômetro, até 50 metros à prova d’água, fundo luminoso led, vidro com resina, corpo/anel de resina pulseira de aço inoxidável.
…….
Casio Data Bank DBC-32-1A
Para relembrar os relógios digitais com calculadora que fizeram sucesso nos anos 80!
Banco de dados com memória para até 25 entradas, banco de dados suporta caracteres de 13 idiomas, calculadora de 8 dígitos, conversão de moeda, cinco alarmes multifuncionais, hora dupla para controlar as duas horas, 10 anos de duração da bateria
…….
Alguns modelos sofreram algumas mudança no visual, mas continuam inspirados nos clássicos oitentistas:
Nixon Re-Run Dourado
Caixa de aço inoxidável, vidro de cristal mineral, calendário, horário duplo, alarme, cronômetro, luz, pulseira de aço inoxidável, resistente a água até 30m.
…….
Mas os digitais não ficaram só nos modelos retrô, alguns receberam um design atualizado bem bacana:
Void PXR5-SI/NY
Caixa de aço inoxidável prateada, pulseira de nylon com velcro, resistente a água (3 ATM), luz.
…….
Como combinar
Esse tipo de relógio é muito fácil de combinar, fica bem com qualquer roupa casual, mas melhor ainda se for um visual mais urbano. No caso da pulseira dourada alguns podem achar difícil de parear com ferragens de cintos, por exemplo, mas é bom lembrar que quanto mais casual o visual, menos isso importa. Os relógios digitais só não são muito indicados com trajes formais, neste caso nada supera um bom relógio analógico clássico com pulseira de couro.
…….
E quanto aos relógios digitais esportivos?
Esses nunca saíram de cena, até porque muitos deles são usados mais por necessidade do que estilo, pois servem para fazer aferições precisar e fornecer informações complexas, evoluindo até chegar nos smartwatches atuais. Dos esportivos só os digitais estilo G-Shock não me agradam, são grandalhões, desajeitados e com design exagerado, muitas vezes ficando desproporcionais ao pulso do usuário.
Comentários
Postar um comentário