E ai galera boa tarde!!! Ontem eu estive no CTA/SAE da cidade, fui fazer exames de DST/HIV como sempre faço a cada 6 meses, e aproveitei para ter uma conversa informal com a DRº Angelica Mourao psicologa do CTA.
Redenção foi destaque há algum tempo por ter um índice muito alto de portadores de HIV, sendo estes a maioria jovens. Sabendo a importância do acompanhamento medico para com os portadores do vírus fui ate a Drª Angélica Mourão Seabra psicóloga residente do CTA/SAE para entender melhor o funcionamento e a importância do programa.
Blog: Há quanto tempo a senhora trabalha com o CTA/SAE?
Angélica: Trabalho no CTA há 9 meses.
Blog: Como funciona o trabalho do CTA/SAE? E como é o seu trabalho?
Angélica: O CTA/SAE é aberto ao público em geral, para realização de testes de HIV, sífilis, hepatite B e C. Além dos testes, o programa disponibiliza os seguintes serviços: atendimento médico especializado e psicológico para portadores de DST/AIDS, entrega de medicação, atividades "extra muro" - consiste em levar o serviço de testagens e palestras às escolas, empresas... Enquanto psicóloga do programa, fui capacitada em curso gerido pelo Ministério da Saúde e portanto me tornei habilitada a realizar testes, entregar resultados e realizar acompanhamento psicológico (individual e em grupo) a usuários portadores de DST/AIDS.
Blog: Sabemos que Redenção tem um grande numero de pessoas com HIV, para a senhora qual o maior obstáculo no trabalho de conscientizar as pessoas a se previnirem?
Angélica: Existem várias linhas para trabalho de conscientização, no entanto a principal delas significa insistir na idéia de ter parceiro fixo e relação sexual protegido, ou seja, fazer uso do preservativo.
Blog: Qual a importância de um acompanhamento do psicólogo para com os portadores?
Angélica: Dentre importantes atribuições, a atuação do psicólogo junto aos usuários do CTA é imprescindível porque trabalha no combate ao preconceito, baixa autoestima, depressão, aceitação da doença, entender a importância do tratamento e adesão ao mesmo...
Blog: Como a senhora avalia o papel da família junto a entes que portam o vírus?
Angélica: Fundamental. Percebe que quando há o apoio da família o tratamento deixa de ser uma dificuldade maior e passa a acontecer de forma satisfatória, tornando o usuário menos resistente e se sentindo acolhido.
Blog: Tem alguma faixa etária em que a incidência do vírus é maior?
Angélica: Não tem uma idade especifica. Existe pacientes bem jovens, meia idade e idosos porém, a incidência é maior a partir dos 30 anos de idade.
Blog: Sabemos que anos atrás o preconceito era muito grande, e hoje ainda há muito preconceito e má aceitação da sociedade?
Angélica: Infelizmente o preconceito ainda é uma barreira a ser combatida nos dias de hoje.
Blog: Qual a diferença entre Ser Soro Positivo e ter a AIDS?
Angélica: Ambos são portadores do vírus de HIV, no entanto define-se o paciente com AIDS, aquele que apresenta sintomas da doença, como diarreia e perdas de peso.
Angélica Mourão Seabra Psicóloga - 02031/10
Ressalto que o mais importante é sempre se prevenir, o posto de saúde distribuem preservativos de graça, e não existe essa de que são de qualidade inferior aos de marcas famosas, no ato de usar preservativo você não evita de pegar o vírus do HIV mas muitas outras doenças.E nao esqueça o CTA atende de graça, e nao tenha vergonha de ir la, o centro conta com profissionais totalmente capacitados para atender voce e tem total sigilo medico.
Excelente amigo. Parabéns
ResponderExcluirObrigado, fico feliz que tenha gostado.
Excluir