Quero correr. E agora?


A cada dia que passa, maior é o número de pessoas que começam a praticar corrida. Muitas começam a atividade porque é Ano Novo e prometeram ter uma vida mais saudável, ou porque querem perder aqueles “quilinhos” indesejáveis… Tem aquelas que ganharam um tênis de Natal e não sabem onde usar, já outras são mais ousadas e querem completar a São Silvestre, ou simplesmente aliviar o estresse do dia a dia. Mas antes de começar é muito importante se perguntar: Por que correr?
São vários os benefícios da corrida, desde fisiológicos até psicológicos, e cada vez mais cientistas comprovam isso. Porém, é importantíssimo tomar alguns cuidados antes de iniciar.
O primeiro é ir ao médico fazer um check up, pois é imprescindível saber como anda o funcionamento do seu corpo antes de qualquer exercício físico. Se você está em dúvida qual médico procurar, um Clínico Geral é fundamental, pois será realizada uma bateria de exames para saber se você está liberada para praticar tranquilamente a sua corridinha básica e, caso seja necessário, ele lhe encaminhará a um especialista.
O segundo cuidado é procurar um profissional devidamente habilitado (em situação regular perante o sistema CONFEF/CREFs) para prescrever seus treinos. Pode parecer frescura, mas é indispensável esta orientação, pois é ele quem vai analisar o seu perfil, levando em consideração uma série de fatores como a genética, idade, estilo de vida, sua condição física, entre outros para que seja indicado o melhor treinamento sem comprometer sua saúde.
Muitas pessoas começam a atividade realizando o treino que viu em alguma revista ou simplesmente correm até cansar. Essas pessoas estão correndo um sério risco de se lesionar, com lesões que podem ser desde um estiramento muscular de Grau I (leve) até uma ruptura completa do músculo, tendão ou ligamento. Você vai concordar que dá muito mais trabalho e dor de cabeça ter que ir ao médico para tratar de uma lesão do que seguir as indicações antes de começar.
É preciso que seja realizado um trabalho de preparação geral para que o corpo aguente a sobrecarga que a corrida vai exigir. E é importantíssimo que o treinamento seja gradativo, sendo necessário muitas vezes que a pessoa comece com a caminhada e progressivamente aumente o ritmo até chegar à corrida.
Não existe uma receita igualzinha para todo mundo, cada caso é um caso. E cada ser humano reage ao mesmo estímulo de forma diferente, é o que chamamos de Princípio da Individualidade Biológica. Não tem como todo mundo fazer o mesmo treino e ter o mesmo resultado, nem mesmo gêmeos idênticos, por isso é tão importante um treinamento individualizado.
É isso aí, meninas, depois de tudo isso, é só pegar seu par de tênis (isso é assunto para outro post) e começar!!!
Espero que tenham gostado ;-)

Comentários