“Moc boots” é uma maneira, em língua inglesa, de chamar as botas masculinas ou femininas que tem a costura de mocassim no bico do calçado, elas também podem ser chamadas de “moc toe boots” em alguns casos.
Apesar do mocassim ser uma invenção dos índios da América do Norte que acabou sendo incorporada ao nosso vestuário de uma maneira mais sofisticada há várias décadas, o registro mais antigo que encontrei da moc boot é de 1964, quando foram apresentadas ao mundo pela Weinbrenner como calçados dos escoteiros, entretanto sua construção robusta acabou agradando os trabalhadores, transformando-a em uma segunda opção a work boot.
Atualmente muitas grifes especializadas em calçados tem ao menos um modelo de bota mocassim em sua grade de lançamentos de inverno, pois a popularidade dela só aumentou nos últimos anos, especialmente por ter caído nas graças dos hipsters e das pessoas adeptas do visual lenhador, já que a moc boot tem uma aparência muito adequada para looks com inspiração na vida ao ar livre.
Algumas características se repetem na maioria das moc boots além do “moc toe”, como as costuras laterais sempre em uma cor destacada, a sola grossa e com poucas ranhuras, bem diferente da tratorada, e o cadarço bicolor de algodão ou nylon passado por ilhoses na primeira metade e ganchos no restante do cabedal, facilitando calçar. O couro castanho (ou tabaco) é o mais fácil de se encontrar, mas podem surgir variações em caramelo, vinho, amarelo, café e preto, entre outras.
Esse tipo de bota é muito versátil, encaixando-se bem em looks de variados estilos, do urbano ao “outdoor living”. Veja exemplos de peças que acompanham:
Quer exemplos? Veja as imagens abaixo:
Com o jeans clássico e jaqueta de couro ela faz um look que pode ser usado na cidade ou em uma aventura de moto na estrada.
Mostrando sua versatilidade nos looks estilo preppy. Usar a calça por dentro do cano é uma opção.
Nos lugares muito frios o pessoal costuma prender a calça puxando a meia, isso também ajuda a aquecer as pernas e evita que a barra fique embolada na bota de cano alto.
Visual bem urbano com calça skinny: dobrar um pouco mais a calça é uma maneira de mostrar mais do calçado.
Jeans, casacos de cores claras e malhas fazem uma combinação perfeita para o uso dessa bota.
Aquela pegada lenhador, com muito xadrez e sarja, é o background ideal para uma bota que foi criada para ser usada por escoteiros ao ar livre! ; )
Na cidade casacos alinhados podem ser acompanhados da bota mocassim desde que você crie um visual bem casual e descolado.
As moc boots não são difíceis de encontrar no Brasil, marcas como a Side Walk, Cavalera (foto),Jorgito Donadelli tem esse modelo a venda.
Essa está no meu guarda roupas desde o início do outono!
Nos EUA, Frye Company, Red Wing, Wolverine e Weinbrenner (linha Thorogood Shoes) são marcas conhecidas por trabalharem com botas estilo mocassim, mas, infelizmente, só a primeira vende para o Brasil.
Comentários
Postar um comentário