Oito dicas para recuperar a maciez dos cabelos em casa

CUIDADOS DO CABELO    Quem deseja cabelos lindos e saudáveis está sempre atento a dicas de beleza e novas formas de tratamento. O problema é que existem muitos mitos sobre rituais e práticas realmente eficazes. Para não cair em mitos Viktor I compartilhou dicas e produtos para manter os cabelos sempre bonitos, hidratados e sem frizz. Confira as dicas:


Utilizar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo





Solange Brum, proprietária do O Boticário Shopping Campo Grande e o consultor de cabelo Viktor l.


Para escolher o produto de forma correta, é fundamental examinar o tipo e as necessidades de cada cabelo. O importante é ter em mente, o resultado que o produto irá trazer para o cabelo


O maior dilema dos brasileiros é o controle do frizz, causado pela desidratação e por fatores climáticos. A principal queixa consiste em querer resgatar a saúde e o brilho dos cabelos, na busca em deixá-los perfeitos. Viktor destaca que a solução para isso é escolher o produto adequado ao seu tipo de cabelo, além de complementar com outros produtos finalizadores e que promovam a hidratação.
Lavar os cabelos sempre que preciso


O principal mito sobre o cuidado com os cabelos é de que eles não podem ser lavados todos os dias. Segundo Viktor I, as madeixas devem ser submetidas à lavagem sempre que houver necessidade. Para o consultor, quem tem a vida ativa está exposto diariamente à poluição e variações de temperatura. Isto pode exigir que os cabelos sejam higienizados até mais que uma vez por dia.
Escolher a temperatura ideal da água


Durante o processo de lavagem, o ideal é que a temperatura da água seja de aproximadamente 25ºC. Segundo o consultor, o choque térmico é um ótimo tratamento para o cabelo ficar brilhoso e com aspecto saudável. Para isso, segredo é utilizar água fria no último enxágue.
Aplicar o shampoo duas vezes


O processo de aplicação do shampoo deve ser realizado duas vezes. A primeira lavagem é para limpar os fios e retirar as impurezas. A segunda é para obter o benefício dos nutrientes da formulação. Importante saber que a segunda aplicação do shampoo só deve ocorrer após a retirada completa dos resíduos da primeira. Para reforçar e prolongar a sensação de limpeza.
Condicionar uniformemente


A regra geral para condicionar os cabelos é entender que é nesta etapa que os fios são hidratados. Após o uso do shampoo, as cutículas ficam abertas e é este momento que se deve aproveitar para fazer os ativos dos produtos condicionantes penetrarem nos fios. Outra regra que não deve ser esquecida: o condicionador não foi feito para permanecer no cabelo. Então, deve ser totalmente retirado no enxágue. O condicionamento deve ser feito de forma uniforme, colocando uma quantidade suficiente para caber na palma da mão e sendo aplicado da raiz para as pontas. Para quem tem cabelos com maior oleosidade na raiz, o condicionador deve ser aplicado apenas da metade dos fios até as pontas.
Proteger os fios contra a variação de temperaturas


Para finalizar oprocesso de embelezamento dos cabelos, vários homens se submetem à secadores ou à famosa “chapinha”. O excesso de calor danifica e resseca os fios. Para tanto, é necessário um cuidado extra. Viktor indica o uso de sprays leave-in, que auxiliam na proteção térmica das madeixas além de deixá-las macias, hidratadas e perfumadas.
Cortar para dar força!





Ter apego aos cabelos graças a Deus não é comum para nos homens. Segundo o consultor, cortá-los com frequência é essencial para preservar a vivacidade dos fios. Para quem tem cabelos compridos – “O corte das pontas a cada três meses é fundamental para manter a saúde e garantir mais força para as madeixas. Para quem está com os cabelos bonitos e saudáveis, recomendo cortes pelo menos a cada 90 dias. Já para os mais danificados, a recomendação é pelo menos a cada 60 dias”, destaca.
Cabelos tingidos ou com luzes precisam de manutenção


Entre os fatores que levam a cor do cabelo a desbotar mais rápido estão a água do banho, a porosidade dos fios e a falta de manutenção. Geralmente, isto ocorre aproximadamente 40 dias após a aplicação da tintura. Mas, o desbotamento também varia de acordo com o tipo de produto aplicado e o método utilizado, pois esses fatores determinam a fixação do pigmento nos fios. Na coloração loira, isso tende a ocorrer com mais facilidade, já que os tons mais claros precisam de atenção extra e manutenção mais rigorosa. O tempo certo de refazer as luzes depende do método utilizado… Mas, geralmente o retoque é feito pelo menos a cada três meses.


Pensando nessas dicas O Boticário desenvolveu três novas linhas de terapias de Nativa SPA:Vinoterapia, Frutoterapia e Argiloterapia. A Vinoterapia, elaborada com extrato de absinto e semente de uva, é ideal para manter a saúde e a coloração de cabelos tingidos por até 20 lavagens.


A Frutoterapia, por sua vez, traz em sua composição queratina vegetal e complexo de óleos, e foi pensada para ultra-hidratar os cabelos ressecados e com excesso de frizz.





Já na Argiloterapia, o foco são os cabelos que necessitam de limpeza e purificação com maior frequência. Nesta linha, os principais ingredientes são a argila verde e um complexo de minerais e glicoproteínas.





Viktor I indica o uso do da linha Nativa SPA Argiloterapia para nos homens, pois como lavamos diariamente ela é bem refrescante favorecendo o couro cabeludo. A linha conta com pré-shampoo, shampoo para couro cabeludo sensível e shampoo para cabelos oleosos. O consultor indica o uso da mascara capilar de Frutoterapia para cabelos mais ressecados, sendo utilizada uma vez a cada 15 dias e após a lavagem com o shampoo. Após o uso da máscara finalizar com o condicionador.


Dica de ouro: “Após a lavagem com o shampoo as cutículas dos fios estão abertas e é nesta hora a melhor hora para hidrata-los. Por isso indico o uso da máscara capilar após o uso do shampoo. E para finalizar o processo lave com o condicionador, pois o mesmo tem função de selar as cutículas”. Acrescenta Viktor l.














Comentários